RECEBEMOS MUITA ROUPINHA (QUASE) NOVA PARA TODAS AS IDADES, ENTRE OS 0 MESES E OS 6-8 ANOS, PARA MENINA E TAMBÉM PARA MENINO! TEMOS MUITAS PEÇAS NOVAS, LINDAS, E DE BOAS MARCAS NA NOSSA "MONTRA" VIRTUAL. VISITE-NOS!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Natal feito em casa (I)




Não parecem prendas pobrezinhas, e estão na moda. Hoje em dia, até as lojas tentam oferecer ideias com um aspecto “caseiro”. Então, faça-as você mesma! O segredo está na criatividade, na personalização, e no cuidado com a apresentação.

Já pensou que, em época de crise, a maior parte das pessoas prefere não comprar artigos supérfluos? Estes passam a ser os “mimos” perfeitos para amigos e família. Todos gostam de receber um cestinho com doce, bolachinhas, uma garrafa de licor ou um bom azeite, ou um conjunto de produtos de beleza, ou uma caixinha de chocolates. Vamos deitar mãos à obra.

As trufas de chocolate são muito fáceis de fazer, e causam um belo efeito cuidadosamente acondicionadas numa caixinha com um laço de oferta. Podem ser revestidas com açúcar e cacau em pó, ou confetti de chocolate ou de açúcar colorido. Colocam-se em forminhas de papel. A parte criativa fica por conta dos detalhes; para uma apresentação tradicional bastam as forminhas de papel branco, mas podem obter um efeito requintado com forminhas douradas, um efeito romântico e feminino com forminhas cor-de-rosa, ou um efeito alegre e original com forminhas de cores variadas. As mais sofisticadas encontram-se nas lojas de artigos para festas, as mais simples nos supermercados.

Como embalagem, podem usar caixas de bolachas recicladas (aquelas em metal), caixas de cartão (compram-se com vários tamanhos e feitios nas “lojas dos chineses” ou lojas de artigos para trabalhos manuais). Se preferir, coloque as trufas, sem forminhas de papel, dentro de uma tigela bonita, ponha-a sobre um quadrado ou círculo grande de celofane, junte as pontas e prenda-as em cima. Coloque uma bela fita, que fica mais bonita ainda se for em tecido, e não se esqueça da etiqueta com os seus votos de Boas Festas e a descrição da prenda: Trufas de Chocolate com Laranja, Trufas de Chocolate Preto e Branco, etc.

Em vez de trufas, pode fazer pacotinhos de bolachas de manteiga, areias, etc. Ficam muito bem embaladas em celofane, com um laçarote e um rótulo bonito. Outra ideia é colocá-las dentro de um frasco grande e transparente, com tampa.

Tem ainda a clássica prenda de doces, compotas e geleias caseiros, que é sempre deliciosa. Guarde frasquinhos de iogurte em vidro, ou peça a amigas que lhos guardem. Há uns iogurtes que vêm em frascos de vidro de 500 ml, mas também é boa ideia oferecer uma série de frasquinhos mais pequenos, com sabores diferentes. Cole um rótulo redondo na tampa, para esconder a marca do iogurte, e envolva-a num quadradinho de tecido com uma fita bonita. Pode colocar vários frasquinhos dentro de um cesto ou caixa.

Para quem não gosta assim tanto de doces, tem a opção dos licores caseiros. Levam sempre algum tempo a fazer, mas há receitas que permitem ter um belo licor pronto antes do Natal. Ainda vai a tempo!

Pode também arranjar um bom azeite, vertê-lo para garrafinhas, e aromatizá-lo. Também ainda vai a tempo, desde que comece já. Use um ramo de tomilho ou de alecrim, ou uma malagueta inteira, coloque a sua etiqueta no frasco, e envolva a tampa com ráfia, para um toque especial.

Os molhos caseiros são outro sucesso. Pode fazer diversas variações de molho pesto, por exemplo; com pinhões, com nozes, etc.

Para melhorar estas prendas, tem sempre a opção do cabaz. Pode ser simplesmente um cestinho com diversos alimentos caseiros (bolachas, doces, um licor ou um chá), ou pode fazer um cesto “temático”. Seguem algumas ideias.

Cesto de pequeno-almoço: bolachas e um doce caseiro, uma embalagem de chá ou tisanas, um frasquinho com mistura caseira de cereais (muesli), uma saqueta de preparado para fazer pão em casa, cubinhos de açúcar, duas chávenas, dois guardanapos de pano, etc.

Cesto italiano: um frasco de pesto caseiro, uma garrafinha de azeite aromatizado, um pacote de massa gourmet, dois guardanapos aos quadradinhos vermelhos e brancos.

Cesto "tentação": um ou dois licores e uma caixa de trufas.

Podem fazer o download das etiquetas na internet, ou usar as do centro, feitas por mim, muito simples mas de efeito garantido.




Uma rápida pesquisa pelo Google permitirá encontrar receitas para todos os gostos. Divirta-se a fazer as suas prendas caseiras, e a antecipar o momento em que poderá adoçar a boca da família e dos amigos.


Nota: Tentei fazer o link, em cada imagem, para o sítio da internet onde a encontrei. Se o legítimo detentor de alguma imagem não a quiser ver aqui, ou achar que está incorrectamente identificada, basta informar-me e esta será imediatamente removida ou corrigida. O mesmo se aplica aos sites e blogues para cujas receitas remeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário